COMUNIDADES LOCAIS

As infraestruturas e os serviços públicos que desenvolvemos para os clientes costumam ser bens públicos em benefício de toda a sociedade. No entanto, a fase de construção de um projeto pode levar a uma série de impactos sociais e inconvenientes para a comunidade que devem ser levados em conta na conceção e construção do mesmo. Por conseguinte, a QGMI compromete-se a manter relações que respeitem as comunidades vizinhas e a deixar um legado positivo após a conclusão dos seus projetos, prevenindo os impactos na saúde e segurança da comunidade, estabelecendo canais abertos de comunicação e feedback com as partes interessadas e criando oportunidades de emprego e formação para as comunidades locais, sempre que possível.

AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENÇAS

Como parte da sua oferta de serviços, a QGMI pode coordenar, em nome dos clientes, a avaliação de impacto, a participação das partes interessadas e o planeamento do reassentamento ou da restauração dos meios de subsistência. Fazemo-lo em conformidade com as normas nacionais e os requisitos das instituições de crédito (normalmente, as Normas de Desempenho da IFC). Recorremos a consultoras internacionais de primeira linha, associadas ao seu equivalente local, para realizar estes estudos e planos, e envolvemos e consultamos os clientes no processo para garantir que o resultado final seja o adequado.

GESTÃO DO DESEMPENHO SOCIAL

Depois de o projeto receber a aprovação dos organismos reguladores e de crédito e estar pronto para começar, a QGMI aplica as seguintes medidas:

Manter canais de comunicação abertos entre o projeto e as partes interessadas locais, normalmente, com o funcionário de ligação à comunidade designado.

Estabelecer um mecanismo de reclamação através do qual os membros da comunidade possam expressar as suas preocupações e fazer sugestões para gerir melhor os impactos ambientais e sociais.

Formar os trabalhadores em aspetos como demonstrar comportamentos aceitáveis na interação com a comunidade.

Coordenar um processo de contratação local para cobrir as posições para as quais as pessoas locais estejam capacitadas.

Scroll to Top

Gestão Integrada de Resíduos

Na QGMI, prevemos adotar uma abordagem integrada de gestão de resíduos, avaliando os seus diferentes fluxos e adotando uma abordagem para os gerir. Os nossos resíduos orgânicos são separados e tratados por compostagem, e o resultado final desta gestão dos resíduos orgânicos pode ser reutilizado nos nossos projetos de reflorestação.

Sistema de Controlo GPS

Utilizamos uma tecnologia GPS para aumentar a nossa produtividade nos processos de movimentação de terras e nivelamento. Este sistema de controlo permite que os operadores nivelem com maior precisão e rapidez, resultando numa maior produtividade, custos operacionais mais baixos e num trabalho bem feito.

SAE (Sistema de Apropriação Eletrónica)

O Sistema de Apropriação Eletrónica foi desenvolvido internamente pela equipa de TI, com o objetivo de monitorizar em tempo real o desenvolvimento das atividades e horas de trabalho dos colaboradores e das equipas, reduzindo o tempo de acesso aos indicadores de desempenho para a tomada de decisões estratégicas. O sistema, que está disponível em português, inglês e espanhol, funciona através de um smartphone através da leitura de códigos QR colados nos equipamentos e nas credenciais dos trabalhadores. Funciona mesmo quando não há Internet disponível, uma vez que os dados podem ser armazenados na memória do telefone e transferidos quando existe um sinal de rede Wi-Fi ou 4G. Melhora a gestão dos custos, o controlo da produtividade e contribui para a sustentabilidade ambiental.