MEIO AMBIENTE
A QGMI desenvolve projetos e novas oportunidades num vasto leque de ambientes ecológicos e compromete-se a gerir o seu impacto e a sua pegada ambiental de acordo com as melhores práticas internacionais. Reduzimos os riscos ambientais através da otimização da conceção, da avaliação de impacto e da implementação de um Sistema de Gestão Integrado, à medida de cada projeto.
AVALIAÇÃO DE IMPACTO E LICENÇAS
Como parte da nossa oferta de serviços, a QGMI pode realizar, em nome dos seus clientes, a avaliação de impacto ambiental e o processo de obtenção de licenças para os seus projetos. Costumamos trabalhar com consultoras internacionais de primeira linha, associadas a especialistas locais, para realizar avaliações de impacto em conformidade com as normas nacionais e as normas internacionais. Também garantimos as licenças ambientais necessárias para os nossos projetos e instalações associadas.
FOCO DE GESTÃO AMBIENTAL
O foco da gestão ambiental da QGMI consta dos seguintes elementos:
- Compreensão das condições e impactos ambientais do projeto.
- Otimização da conceção e ajustes para minimizar a pegada ambiental.
- Colaboração com os organismos locais e as instituições de investigação para realizar a avaliação e o seguimento, sempre que possível.
- Aplicar a hierarquia de controlos antecipando e evitando os impactos ambientais. Quando isto não for possível, minimizar ou compensar os impactos ambientais.
- Controlos operacionais, que incluam o controlo da erosão e dos sedimentos, o abastecimento cuidadoso das matérias-primas, a gestão eficaz das substâncias perigosas e dos resíduos.
- Monitorização das emissões, da biodiversidade, do ruído, da qualidade da água e do ar (sempre que seja identificado um potencial impacto ou sensibilidade) para verificar a eficácia das medidas de controlo aplicadas e, com base nos resultados, determinar se são necessárias outras medidas adicionais.
- Melhorar a eficiência energética e promover a utilização sustentável dos recursos.
- Criar planos de resposta de emergência para responder a incidentes ambientais significativos, como, por exemplo, descargas.